As autoridades iraquianas anunciaram hoje a detenção de um dos líderes de um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda, alegadamente responsável pelo atentado de 2003 contra a sede da ONU que matou o diplomata brasileiro Sérgio Veira de Mello.
O atentado de 2003 à sede da Organização das Nações Unidas fez 22 mortos, entre os quais o então representante especial no Iraque, Sérgio Veira de Mello.
Apesar de anunciada hoje, a detenção terá ocorrido em Junho passado a leste da capital iraquiana, segundo o porta-voz do Plano de Segurança de Bagdade, Qasem Ata, que, numa mensagem transmitida na televisão, identificou o detido como Ali Hussein al Azawi.
Al Azawi partencia a um agregado de grupos terroristas conhecido como estado islâmico do Iraque, disse Qasem Ata, acrescentando que o detido era também responsável pela comunicação entre a rede terrorista da Al-Qaeda no Iraque e vários países europeus.
O atentado contra a sede da ONU obrigou a organização a retirar a maioria dos seus funcionários daquele país.
O porta-voz das operações de segurança na capital iraquiana também apontou ligações de Ali al Azawi a vários atentados ocorridos em 2007 e 2008.
Al Azawi, conhecido também por Abu Amad, nasceu no Iraque em 1956 e trabalhou como piloto nas linhas aéreas iraquianas antes de ocupar o cargo de "primeiro-ministro" do estado islâmico do Iraque, disse o porta-voz do Plano de Segurança de Bagdade.
O aglomerado de seis grupos armados nasceu em 2006 quando anunciou a sua soberania sobre várias províncias iraquianas de maioria sunita.
Visite a fonte da informação aqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Propostas são propostas e não são decisões, garante o ministro da Economia. O ministro da Economia garante que não há qualquer decisão tomad...
-
A PT inaugurou esta sexta-feira, no Funchal, um novo centro de atendimento. As instalações dispõem actualmente de 72 postos de trabalho, mas...
-
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidiu nesta quarta-feira (18) adiar a decisão sobre o substitutivo da sena...
Sem comentários:
Enviar um comentário