domingo, 3 de janeiro de 2010

Angola: Bispo apela maior envolvimento dos cristãos na protecção do ambiente

O bispo da Igreja Católica no Kwanza Norte, dom Almeida Kanda, apelou sexta-feira, em Ndalatando, para a necessidade de um maior envolvimento dos cristãos em acções que contribuam para a protecção e preservação do ambiente, com
vista a se evitarem consequências desastrosas para o futuro da humanidade.


Na sua homilia, durante a missa de ano novo, o prelado solicitou aos cristãos o reforço da relação entre a humanidade e o ambiente através da observância do respeito à natureza, em que a defesa ecológica deverá constituir um desafio para todos os integrantes da sociedade.


O bispo recordou que as atitudes humanas que lesam o ambiente representam uma degradação da moral social , sendo urgente o despertar das pessoas em entenderem que tais acções têm graves consequências para a humanidade, sobretudo para os povos mais pobres do mundo.


"Trata-se de um desafio urgente que deverá envolver toda a sociedade, com vista a garantia de um futuro sadio para as próximas gerações", enfatizou o bispo.


Apelou ainda aos fieis a contribuírem para o surgimento de novos espaços verdes, a colaborar no saneamento básico, a absterem-se da poluição dos rios e de outras atitudes lesivas ao ambiente, visando evitar que a fúria da natureza se vingue dos homens.


Dom Almeida Kanda revelou que a referida preocupação é resultado da encíclica do Papa Bento XVI para 2010, em que o Santo Padre alerta aos fiéis para a necessidade da comunhão de esforços com vista a preservação do ambiente.


Ainda na sua homilia, o bispo informou que a Igreja Católica adoptou o dia 1 de Janeiro como sendo o dia mundial da paz, um dia que deve ser aproveitado para os cristãos para o reforço do sentimento de perdão, de reconciliação e unidade entre as famílias.


O prelado insistiu na recomendação dos cristãos terem de assumir os desafios da preservação da paz e protecção do ambiente como uma das apostas para 2010, visando a garantia de um ambiente onde impere a elevação da qualidade de vida dos homens.


Da celebração decorrida na Sé Catedral local participaram mais de quatrocentos fiéis.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário