terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Luzes vão apagar-se por um novo acordo climático

A cidade de Copenhaga vai ficar às escuras durante uma hora na próxima quarta-feira, numa iniciativa da associação ambientalista WWF para pressionar os líderes mundiais a alcançarem um novo acordo climático.

Este apagão simbólico decorre apenas na cidade dinamarquesa onde decorre a Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas e pretende ser um alerta para a importância de um novo acordo que combata eficazmente o problema do aquecimento global, que afecta a vida de todos os seres vivos do Planeta, anunciou hoje a associação ambientalista WWF.

Antecipando a Hora do Planeta 2010, o apagão ocorrerá apenas nesta cidade no dia 16 de Dezembro pelas 19:00 (hora local) durante um período de uma hora.

Trata-se de uma iniciativa conjunta de dois movimentos: a campanha da WWF - Hora do Planeta e o movimento Hopenhagen, a que a organização global de conservação apelidou de Earth Hour Hopenhagen (Hora do Planeta de Esperança em Copenhaga, numa tradução mais livre).

Na base desta aliança está o crescendo de movimentos que têm surgido um pouco por todo o mundo, "verdadeiros barómetros da forte vontade do mundo em fazer face ao problema das alterações climáticas, a favor da vida no Planeta", explica a WWF em comunicado.

Além do apagão, está prevista uma série de outras iniciativas para quarta-feira na cidade de Copenhaga.

"s 16:00 decorre um workshop para crianças de execução de lanternas, no Planetário da cidade dinamarquesa, seguido de um concerto infantil, uma hora depois.

"s 18:00 há um desfile de lanternas e cinco minutos antes das 19:00 começa a contagem decrescente para o apagão, que poderá ser visto da praça principal, seguido da apresentação do "The People's Orb", uma esfera metálica com as mensagens de todo o mundo a favor de um Planeta Vivo.

Apesar desta iniciativa, mantém-se para 2010 a iniciativa Hora do Planeta, como acontece todos os anos.

No dia 27 de Março, em todo o mundo, Portugal incluído, a WWF encorajará cidadãos, governos, empresas e comunidades a desligarem as luzes durante uma hora, como uma forma de luta contra o aquecimento global e uma sequência do que se espera vir a ser um momento histórico decisivo: a Cimeira de Copenhaga.

Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário